3 de jan. de 2009

Ali Farka Touré... boa música...sempre a música!!!

Que venham todos os ritmos, todas as boas canções e todos os instrumentos, numa mistura poderosa de musicalidade, sensibilidade e criatividade, por todos os cantos do mundo.

SÓ A MÚSICA LIBERTA!!!!!



http://br.youtube.com/watch?v=LSWuzp_0hn4


LINGUAGEM UNIVERSAL, INTERPLANETÁRIA, MÚSICA SEM FRONTEIRAS!!!

sementes de um grande encontro...

JARDIM DAS ALMAS

O tempo estava feio
eu ja podia perceber
que da chuva que viria,
não adiantava correr
então nos apressamos
para nos esconder
da chuva de veneno
que queria só você

Foi aí, que ela veio
e pegou na sua mão
a dama da foice
te levou pra escuridão
eu fiquei sem rumo
fiquei sem direção
quando, naquela hora
você soltou a minha mão

depois de muito tempo
você reapareceu
pra contar pra onde foi
e sobre o que aconteceu
das noites de angustia
da falta de calma
da prisão silenciosa
dentro do Jardim das Almas

Não estava no verão
e não estava no inverno
não era o céu,muito menos o inferno
eles tinham o frio
você tinha o calor
você tinha o alívio
e eles, só a dor

Em um jardim escuro
com galhos pelo chão
escondiam-se almas tristes
que perderam o coração
nas noites de angústia
na falta de calma
na prisão silenciosa
dentro do jardim das almas.

Letra: Dinho e Cláudia Aquino
Música: Elves Aron e André Ayres
1992. todos os direitos reservados.

País sem memória, sem História, sem caráter

O pior de certas notícias é a nossa reação, não ficamos mais indignados pelo fato de estarmos acostumados com tantos descalabros sociais, aberrações intelectuais, e verdadeiros psicopatas na educação.
Nada me admira essa reportagem, o que me pergunto é:

Será que um dia vamos acordar para uma reação?!




Para reduzir corte em aulas de história, SP não amplia filosofia
FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo



Para diminuir o corte nas aulas de história do ensino médio na rede estadual neste ano, o governo de São Paulo desistiu de ampliar as de filosofia.

Com a nova alteração na grade do antigo colegial, publicada no "Diário Oficial" na véspera do Natal, uma aula semanal de filosofia do segundo ano "migrou" para história. Ao final do ano letivo, a mudança representará a transferência de 40 aulas entre as disciplinas.

Apesar de o corte em história ter sido atenuado, a rede pública terá um número menor de aulas da disciplina em 2009 em relação a 2008 --40 a menos no diurno e 80 a menos no noturno.

A gestão José Serra (PSDB) afirma que teve de alterar o currículo para se adaptar à lei federal, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em junho passado pelo governo Lula, que prevê a inclusão de sociologia e filosofia nos três anos do ensino médio. Até o último ano letivo, a rede paulista não contava com sociologia e não possuía filosofia em todos os anos do antigo colegial.

Por conta do tamanho da rede (a maior da América Latina), a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, diz não ser possível a curto prazo elevar a jornada escolar para a inclusão das disciplinas.

Em um primeiro momento, conforme a Folha revelou em 6 de dezembro, a Secretaria da Educação optou por um forte corte nas aulas de história (22,2% da carga no diurno e 37,5% no noturno) para se adaptar à legislação em 2009.

O governo incluiu, então, uma aula semanal de sociologia em cada ano do ensino médio. Para filosofia, a carga reservada chegava a superar o mínimo legal de ao menos uma aula semanal por todo o período (estavam previstas duas aulas semanais nos primeiros dois anos e uma no terceiro). A legislação não prevê como deve ser feito o acréscimo das disciplinas.

Revisão

O governo paulista foi criticado pela forte redução nas aulas de história. Segundo a Secretaria da Educação, o próprio governador pediu uma reavaliação do currículo para 2009.

Na segunda-feira da semana passada, a pasta divulgou que iria alterar a grade. Dois dias depois, houve a publicação da nova organização. No segundo ano do ensino médio, os alunos passarão a ter apenas uma aula de filosofia por semana (a ideia inicial era que fossem duas).

Mesmo com a mudança, a carga de história será 11,1% menor no período diurno em relação a 2008 e 25% no noturno.

A Secretaria da Educação diz que procurou fazer a adaptação de sociologia e filosofia dentro da área de humanas, pois os temas das disciplinas são considerados "transversais". No diurno, ficou mantida a perda em geografia, já prevista no modelo inicial para 2009; no noturno, também segue o corte em língua estrangeira.

A pasta afirma que não queria prejudicar as áreas de exatas e biológicas. Além disso, diz, a grade conta com seis aulas semanais no terceiro ano em que as escolas definem quais disciplinas serão dadas, o que pode compensar eventuais perdas.

"A grande discussão deveria ser como ampliar a jornada, e não ficar tirando aula de uma disciplina para colocar na outra", diz o presidente da Udemo (entidade que representa os diretores das escolas estaduais), Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto. "O governo foge disso porque haveria mais gastos."

Para 2009, a secretaria desistiu da ampliação de português e matemática no diurno, para que o terceiro ano siga com duas aulas de educação física.




http://br.youtube.com/watch?v=mNlgV5i7um4


Se só a música liberta...
Só a educação é capaz de salvar...

Senhora do Lago

Triste constatação....Folha on line 03/01/09, assim caminha a nação dos patriotas...

E começamos o ano dizendo...feliz 2009, mesmo que pouco acreditemos em algumas mudanças, aspiramos, ao menos, pelas incondicionais.







Quase 10% dos prefeitos eleitos não concluíram ensino fundamental, revela estudo
da Folha Online

Um levantamento feito pela ONG (organização não-governamental) Transparência Municipal revela que, dos mais de 5.563 prefeitos eleitos em 2008 --e que tomaram posse nesta quinta-feira (1º)--, 514 (9,24%) não concluíram o ensino fundamental.
De acordo com o estudo, destes, a maioria ficará no comando das prefeituras de municípios com até 5 mil habitantes. Segundo a pesquisa, que cruzou dados de 2008 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 1.154 cidades com até 5 mil habitantes no Brasil.
De acordo com a pesquisa, quanto maior o número de habitantes no município, maior é o grau de instrução do prefeito eleito. Segundo a ONG, prefeitos com nível superior completo apresentam uma participação de 31,37% para os municípios com até 2 mil habitantes, que se eleva gradualmente até atingir uma participação de 100% para as cidades acima de 5 milhões de habitantes.
O estudo revela, porém, que a maioria dos prefeitos (43,93%) possuem curso superior, enquanto 26,32% concluíram o ensino médio.

Participação feminina
Outro dado que chama a atenção é em relação ao número de mulheres eleitas em 2008. Apenas 8,99% dos eleitos são do sexo feminino. Ou seja, apenas 500 das 5.653 prefeituras brasileiras serão comandadas por mulheres entre 2009 e 2012.
Segundo a pesquisa, a participação das mulheres é maior entre as cidades com até 20 mil habitantes.



triste não!!!???



http://br.youtube.com/watch?v=JfTMVzbB-u4



Só a música liberta!!!



Senhora do lago