12 de abr. de 2009

O Coelho X o menino de Belém...




A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrants alemães, no início do século XVIII.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressureição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os criatãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.


Hoje, analisando o rumo que essa história tomou, podemos dizer que o principal personagem dessa comemoração é sem dúvidas o Sr Coelho.




Claro, que vemos na TV todos os anos, a praça da Basílica de S.Pedro, no Vaticano, abarrotada de súditos do velhinho sagrado, que devidamente vestido e cercado de luxo, declama em 63 idiomas a felicitação pelo domingo de pàscoa.

A data tem realmente dois significados distintos, e não precisa fazer muito esforço para saber , ou perceber a tênue linha que separa a tradição da celebração divina, da renovação e afirmação do poder do Cristo, e a força tão avassaladora, da cultura do consumismo, reforçada pelo fenômeno da globalização!!!


Ainda assim, torcemos pela manutenção da tradição, do ritual,que afinal, nos brinda com um espetáculo ímpar.
O que seria das tardes de domingo de Páscoa sem o filme da paixão de Cristo!!!?


Boa Páscoa...para os cristãos

Bom Ovo...para os comilões






Na TchecoslováquiaVESELE VANOCE
Na AlemanhaSCHÖNE OSTERN
Na ItáliaBUONA PASQUA
No LaosSOUK SAN VAN EASTER
Na MacedôniaSREKEN VELIGDEN
Em InglêsHAPPY EASTER
Na FrançaJOYEUSES PÂQUES
Na GréciaKALO PASKA
Na ChinaFOUAI HWO GIE QUAI LE
Em árabeEID-FOSS'H MUBARAK
Na CroáciaSRETUN USKRS






A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa, que possui diversos significados. Em termos históricos, ela celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa.
Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo. Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo (o que é feito por meio da eucaristia), no domingo de Páscoa, esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição.
A Páscoa é uma data móvel, que acontece anualmente entre 22 de março e 25 de abril. Como no Hemisfério Norte esse período coincide com a chegada da primavera, o Pessach também é a festa do início da colheita dos cereais e da chegada da nova estação . Ela é comemorada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de março. O equinócio é o ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite.
Mas há um modo mais fácil de saber quando é o domingo de Páscoa. Basta contar 46 dias a partir da quarta-feira de cinzas. A Páscoa cristã é antecedida pela Quaresma, período que dura 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que acontece uma semana antes da Páscoa. Os católicos destinam a Quaresma para fazer penitência, como o jejum, com o objetivo de libertar as pessoas dos pecados.






Só a música liberta!!!