1 de nov. de 2008

...sobre o grande dia....


Como todos sabem, ontem foi o dia das bruxas, nesse dia, carregado de brincadeiras superstições e animações alheias a reais acontecimentos, deixo aqui minha contribuição para que certos episódios da história jamais sejam esquecidos:






"Agora, mais de dois séculos após o término da caça às bruxas, é que podemos ter mais uma noção das suas dimensões. Neste final de século e de milénio, o que se nos apresenta como avaliação da sociedade industrial?Dois terços da humanidade passam fome para o terço restante superalimentar-se; além disso há a possibilidade concreta da destruição ainda que suposta do planeta pela destruição lenta e contínua do meio ambiente, já chegando ao ponto do não retorno.

Ainda neste fim de século outro fenômeno está acontecendo: na mesma jovem rompem-se dois tabus que causaram a morte das feiticeiras: a inserção no mundo público e a procura do prazer sem repressão ao domínio privado formam também os dois pilares da opressão feminina.

Assim. hoje as bruxas são legião neste século. E são bruxas que não podem ser queimadas vivas, pois são elas que estão trazendo pela primeira vez na história do patriarcado, para o mundo masculino, os valores femininos. Essa reinserção do feminino na história, resgatando o prazer, a solidariedade, a não competição, a união com a natureza, talvez seja a única chance que a nossa espécie tenha continuar viva.
Creio que com isso as nossas bruxinhas da Idade Média podem se considerar vingadas!!!!!!!!!!!

Esse texto foi escrito por Rosi Marie Murary, extraído da introdução na 4º edição do escabroso e hediondo livro Malleus Maleficarum, conhecido por nós como "O martelo das feiticeiras", que por muitos anos foi usado como uma bíblia na caça, condenação e tortura de milhares de mulheres que não sucumbiam aos caprichos , loucuras e desejos sexuais de padres e inquisidores da igreja católica.


Longe de querer ser imparcial, sou totalmente parcial e tenho uma posição muito definida nesse caso, que se repetiu com alguns nomes e motivos diferentes durante a história.Motivos vis, nojentos e que jamais devem ser deixados de lado!!!!



Viva as bruxas!!!!!!!!!!



Senhora do lago